Inscrições abertas: Seminário de jornalismo da Universidade Columbia para editores brasileiros sobre cobertura da primeira infância 

O Dart Center for Journalism and Trauma, da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia (NYC), vai promover um seminário intensivo de três dias para editores de notícias brasileiros de 23 a 25 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro, para melhorar a cobertura de notícias sobre saúde, educação, política, questões sociais e economia através da lente das crianças na primeira infância. 

O seminário é destinado a editores de notícias de todos os meios de comunicação brasileiros interessados na ciência do desenvolvimento infantil e no impacto das questões sociais nas crianças.

As inscrições estão abertas e o prazo para se inscrever é sexta-feira, 26 de abril, às 23:59. Dezesseis a 18 editores de todo o país serão selecionados para essa oportunidade com despesas totalmente pagas.

Políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos são críticas para ganhos sociais em saúde, educação e igualdade, tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Pesquisas do ganhador do Prêmio Nobel de Economia James Heckman mostram que para cada dólar investido na primeira infância, a sociedade economiza sete dólares (através da redução de gastos com saúde, encarceramento, entre outros).

O seminário incluirá palestras, paineis, atividades de jornalista para jornalista e abordará temas como neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, paternidade, saúde, educação e equidade. As eleições municipais de 2024 também serão tema das atividades (as prefeituras são responsáveis por importantes políticas públicas para a primeira infância, como saúde e educação).

Palestrantes de seminários anteriores incluem pesquisadores e especialistas reconhecidos internacionalmente, incluindo o Dr. Jack P. Shonkoff, Diretor do Center on the Developing Child na Universidade Harvard, Dr. Charles Nelson III, Neurocientista e Professor de Pediatria na Universidade Harvard, e Juliana Prates, ex-diretora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Será dada preferência a jornalistas que ocupem posições editoriais de comando em redações brasileiras (como editores executivos, editores-chefe, editores de seção, fundadores etc) de todo o país.

A experiência profissional dos candidatos e o compromisso com uma cobertura de notícias inovadora sobre crianças serão considerados. São bem-vindos todos os tipos de organizações de notícias, como mídia tradicional, mídia local e veículos de mídia independentes.

O programa cobrirá os custos de transporte (aéreo ou terrestre), acomodações durante o seminário e refeições.

Histórias apoiadas por esse programa receberam prêmios internacionais de organizações como a Fundação Gabriel García Márquez e o braço alimentar da ONU (FAO).

O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo sobre Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas ao redor do mundo a reportarem sobre crianças pequenas e cuidadores. Relatórios publicados podem ser encontrados aqui.

O programa é apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.


REQUISITOS DE INSCRIÇÃO

Para se inscrever no programa, você deve criar uma conta gratuita no Submittable. Por favor, inscreva-se aqui.

Para a inscrição, você precisará de:

Currículo / CV

Biografia Profissional

Carta de interesse: Sua carta deve discutir seu trabalho como jornalista e editor, suas experiências profissionais reportando sobre crianças ou seu interesse neste tópico, e por que você deseja participar desta oportunidade. (Não mais que 2 páginas)


 

LIDERANÇA

FABIO TAKAHASHI

A Fellowship será liderada por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S. Paulo, onde dirigia a equipe de jornalismo de dados. Takahashi trabalhou anteriormente como repórter de educação na Folha, de 2003 a 2016, e ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, a avaliação mais abrangente do Brasil sobre instituições de nível superior. Takahashi foi bolsista Spencer na Columbia University 2016-2017.

Ele também é o fundador e atual diretor da Jeduca (a primeira associação de repórteres de educação do Brasil), que foi lançada em 2016. Em 2013, foi o primeiro jornalista a participar do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, um curso de curta duração na Universidade de Harvard. Atualmente ele trabalha como gerente de conteúdo de PR na Loft. É pai de dois filhos, de 12 e 8 anos. 

IRENE CASELLI

Lidera a Iniciativa de Jornalismo em Primeira Infância do Dart Center, bem como sua Bolsa de Jornalismo em Primeira Infância da América Latina. Também desempenhou o papel de orientadora de narrativas para os programas de bolsas Global, Brasil e América Latina

Irene é uma repórter multimídia e escritora, com duas décadas de experiência em rádio, TV e impresso, agora focando em primeira infância, direitos reprodutivos e cuidadores. Por uma década, foi correspondente estrangeira na América Latina, escrevendo para a BBC, The Washington Post, The Guardian, The New York Times, entre outros. Em 2019, começou a cobrir a primeira infância para The Correspondent. Em janeiro de 2021, lançou sua própria newsletter, The First 1,000 Days, onde continua sua escrita sobre os primeiros 1.000 dias, o período fundamental de nossas vidas frequentemente negligenciado. Esse trabalho é influenciado,  em parte, por sua experiência como mãe de Lorenzo e León. 

Ela publicou um capítulo em "Unbias the News", um livro sobre como tornar o jornalismo mais diversificado. Produziu um documentário sobre futebol feminino e desigualdade de gênero, e um de seus curtas sobre o mesmo tema recebeu um prêmio de jornalismo colaborativo. Caselli recebeu bolsas da International Women’s Media Foundation, do European Journalism Centre e da Solutions Journalism Network. Fala seis idiomas (inglês, italiano, espanhol, alemão, francês, português) e agora está aprendendo grego. 

MARIANA KOTSCHO

Mariana Kotscho é jornalista, tem 30 anos experiência como repórter e apresentadora de televisão, tendo trabalhado em diversas emissoras de TV de destaque no Brasil, incluindo TV Cultura e TV Globo.

Foi vencedora do Prêmio Vladimir Herzog por cobertura em questões de direitos humanos da Globonews e consultora voluntária do Instituto Maria da Penha.

Kotscho criou o programa "Papo de Mãe", que aborda temas relacionados à educação, comportamento e saúde infantil. Depois de 12 anos na TV, o Papo de Mãe é agora parceiro do UOL. Na TV Globo (Bem Estar), Mariana Kotscho é comentarista de relações de família e violência contra as mulheres. É mãe de 3 adolescentes: Laura, Isabel e André.

DANIELA TÓFOLI

É diretora editorial da Editora Globo, onde supervisiona as publicações Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim, Vida de Bicho e Monet. Ela é membro da Associação Nacional de Editores de Revistas. Seu trabalho tem se concentrado nas áreas de parentalidade, família, saúde e educação.

Ela tem sido uma palestrante convidada sobre os temas da maternidade para pais, bem como mães e negócios. É colunista semanal da Rádio CBN e autora do blog “Mãe de Tween”, sobre pré-adolescentes, no site do jornal O Globo. É autora do livro “Pré-Adolescente: Um Guia Para Entender Seu Filho”. Tófoli é graduada pela Faculdade de Comunicação da Casper Libero, uma universidade privada em São Paulo, e concluiu o curso de publicação de revistas na Universidade de Yale. Ela também é mãe de Helena, de 12 anos.


 

Dart Center